jane austen,

Resenha / Especial Jane Austen / 3 livros em 1

quarta-feira, fevereiro 24, 2016 Digaí, Leitores! 19 Comments



Edição Especial  3 em 1: Razão e Sensibilidade / Orgulho e Preconceito / Persuasão 
Editora: Martin Claret 
Número de páginas: 640 
Autora: Jane Austen 

Nunca fui uma grande apreciadora de obras do século passado, por causa de sua linguagem um pouco complexa de entender. Sempre lendo e buscando o significado das palavras. Mas, Jane Austen, conseguiu mudar minha visão sobre isso. Uma leitura boa, com histórias e personagens cativantes e que se quer parecem datar de outro século. Ela sim, soube escrever para o mundo e para todas as épocas, seus romances ultrapassam as barreiras do tempo!

Livro I – RAZÃO E SENSIBILIDADE 
Sinopse: "Na Inglaterra, no século XIX, as irmãs Dashwood ficam desamparadas com a morte do pai, que deixara suas propriedades em Norland ao filho do primeiro casamento. Mudam-se para um chalé em Devonshire, oferecido por um primo da viúva. A autora não faz concessões à sociedade da época, traçando um painel mordaz de tipos interesseiros, cujo objetivo de vida consiste em obter meios de enriquecer e projetar-se socialmente, seja herdando fortunas, seja casando-se por conveniência."
A história se concentra em torno das duas irmãs mais velhas, Eleanor e Marianne. Eleanor vai representar a “razão” e Marianne, a “sensibilidade”. A narrativa começa a desenrolar, a partir do momento que elas se mudam para um chalé. O chalé foi dado a sua família, por Sir Jhon, primo da Sra. Dashwood e é uma das mais belas vistas de Barton. 

Jane Austen consegue descrever em sua obra, os sentimentos com suas formas variadas de demonstração e seus conflitos. Temos Eleonor e Edward, que guiados pela razão, tentam concentrar-se em não extrapolarem seus sentimentos, de não demonstrarem para si próprio as emoções e seguir os padrões e regras impostas para pessoas apaixonadas da época.  E em uma situação controversa, temos Marianne e Willoughby, que guiados pela sensibilidade de suas emoções, demonstram livremente seus sentimentos, amores e fazem tudo que pessoas apaixonadas da época, eram proibidas pela sociedade de fazer. Há também um personagem bastante importante na trama, Coronel Brandon é um antigo amigo da família, um homem generoso e gentil que guarda por Marianne um forte amor, mas que é rejeitado pela moça que só tem olhos para Willoughby.

Dirigido por Ang Lee, em 1996 o livro ganhou uma adaptação cinematográfica. Um grande filme estrelado por Emma Thompson, Kate Winslet, Allan Rickman e Hugh Grant.

QUOTES
"Ela se sentiu oprimida e vencida por sua própria felicidade, e como felizmente a mente humana esta sempre disposta a se familiarizar com facilidade a qualquer mudança para melhor, foram necessárias várias horas para acalmar os ânimos ou dar alguma tranquilidade a seu coração."

Livro II – ORGULHO E PRECONCEITO 
Sinopse: "Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu."
Publicado há 203 anos, isso mesmo, você não leu errado! Há 203 anos, Jane Austen publicava seu segundo livro, que se tornou uma de suas obras mais conhecidas e admiradas. A história relata a vida dos Bennets, um casal com 5 filhas e que segundo Sr. Bennet, somente as duas mais velhas, possuem algum senso, que são Jane e Elizabeth. Mary é a menos atraente e a mais talentosa, Lydia é a caçula, com personalidade determinada e um pouco fútil. E ainda temos, Kitty, que é um pouco mais velha que Lydia, mas vive em sua sombra.

A Sra. Bennet, descobre que a cidade receberá um novo morador: O jovem, bonito e rico Sr. Bingley. Na euforia para que ele se interesse por uma de suas filhas, ela insiste para que seu marido lhe faça uma visita, assim que ele chegar à cidade. Sr. Bingley, conhece as filhas dos Bennets em um baile e aproveita a oportunidade para apresentar seu grupo a eles: Sua irmã, Caroline Bingley; o Sr. Hurst, seu cunhado, Louisa Hurst, a esposa desde, e por fim o Sr. Darcy

Sr.Bingley acaba se interessando pela doce Jane Bennet,que é a irmã mais velha de Elizabeth e que tem em seu encalço o Sr. Darcy, que é um homem não muito dado a gracejos, com uma postura mais arrogante. A partir daí, surgem os questionamentos da história: como lhe dar com as regras impostas pela sociedade e sua etiqueta? Qual será o momento certo de ceder? Duas pessoas completamente orgulhosas, poderão ficarem juntas? E o preconceito, como surge na história?

Essa obra também foi levada para as telonas em 2006. Dirigido por Joe Wright, tornou-se um filme de bastante sucesso e com um elenco que fez jus a grande história, como Keira Knightley, Rosamund Pike, Jena Malone, Carey Mulligan e Matthew Macfadyen. Vale super a pena assistir!

QUOTES
A minha citação favorita do livro, sem dúvida é:
"Quis saber de Darcy de que maneira se apaixonara por ela.
– Não posso determinar a hora, o lugar, o aspecto ou as palavras que serviram de fundamento. Foi há muito tempo. Minha paixão já ia pelo meio quando percebi que havia começado."

Livro III – PERSUASÃO 
Sinopse: "O romance se passa na Inglaterra rural, no início do século XIX. Anne Elliot, filha de Sir Walter Elliot, um vaidoso e esnobe baronete, apaixona-se por Frederick Wentworth, um jovem inteligente e ambicioso, mas sem tradições ou conexões familiares importantes. Por esse motivo, é persuadida pela família a romper com ele. Oito anos depois, Anne pensa com mais autonomia e maturidade e o destino fará com que seu caminho e o de seu grande amor se cruzem novamente."
O livro conta a história de Anne Elliot e Frederick Wentworth. Anne é filha de Sir Elliot, um baronete esnobe e Frederick, é um jovem que não tem muito a oferecer, além de seu amor por Anne. Anne possui qualidades que não são reconhecidas por sua família, ao ser cortejada por Frederick, é persuadida por uma amiga da família e por seus familiares, a rejeitar o pedido de casamento, pois Frederick não seria a melhor escolha, principalmente por não ter boas condições financeiras. Então, eles se afastam, e na história só voltam a se reencontrar oito anos depois, quando Frederick, já está com ótimas condições financeiras. 

Com o retorno de Frederick a sua vida, Anne percebe que tudo que ela pensou não existir mais, todos os sentimentos que ela sentia por ele, voltam a tona e ela se vê obrigada a encarar as decisões que tomou no passado. Nós, leitores nos vemos a partir daí, diante de um amor sólido e forte, a trajetória para o perdão entre Anne e Frederick, é tensa, a leitura toda é marcada por um suspense e fiquei com a sensação que a todo momento, poderia acontecer algo que mudaria os rumos da história.

Assim como os dois primeiros, esse romance também é um dos sucessos de Jane adaptado para o cinema em 2008, foi dirigido por Adrian Shergold, com Sally Hawkins, Alice Krige, Rupert Penry-Jones no elenco.

QUOTES
 "A amizade verdadeira é tão rara no mundo! E, infelizmente há muita gente que se esquece de pensar com seriedade até ser quase tarde demais."


Esperamos que gostem dessa edição linda e especial da Jane Austen. Em breve postaremos sobre o segundo livro (capa azul), com Mansfield Park, Emma e A Abadia de Northander. Aguardem e comentem o que acharam. Beijos!

Já segue a gente nas redes sociais? Facebook  / Instagram / Twitter 

Você pode gostar também de

19 comentários:

  1. Que edição linda, pena que não curto romances de época :(

    ResponderExcluir
  2. Que lindas essas capas! Li Orgulho e Preconceito e fiquei apaixonada pela história, as outras não tive a oportunidade de ler ainda :/

    beijos
    http://infinitudedepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sim, além de linda essas capas, a edição é super em conta por vir três obras num único livro, vale muito a pena. É boa dica pra quem quer conhecer as outras histórias da Jane de uma só vez, se joga! ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. ai que edições mais lindas! da vontade de ler só pra ter os livros haha
    adorei a resenha, também não sou muito fã de historias do seculo passado, mas gostei da sua opinião sobre ele.
    beijos

    http://entrevereviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, já é bom passo pra começar a ler, haha ;)

      Volte sempre, beijos!

      Excluir
  5. A capa do livro me chamou bastante atenção, adoro capas assim, só que eu não sou muito fã de romances de época... assim, depende da historia, ja sobre a sua resenha eu gostei muito do livro, do jeito que você falou da um vontade de ler, quem saiba um consigo ter a oportunidade de ler esse livro. Gostei do seu blog :)

    http://mficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena que não goste, romances de época costumam se diferenciar muitas histórias atuais e já bem batidas que vemos hoje em dia. Se for ler, comece por Orgulho e Preconceito e depois veja o filme. ;)

      Voltei sempre, xx

      Excluir
  6. 203 anos, nossa, é muito tempo mesmo! Eu ainda quero ler Orgulho e Preconceito, mas os outros eu não conhecia. Adorei a resenha!
    http://vintage-feeling.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, esse combo é ótimo <3

      Que bom que gostou, Daiane. Um beijo!

      Excluir
  7. Nossa, tô apaixonada!!! Lindas capas *.* Desses, o único que li foi Orgulho e Preconceito. In love pelo Mr. Darcy haha

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  8. Que lindos os livros, nunca li mas essa capa me despertou um amor pelo livro. Quero ler!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  9. Oiiiii!
    Já vi essa edição da capa rosa na livraria e fiquei encantada! Orgulho e Preconceito é um dos meus livros favoritos, mas não tive oportunidade de ler outras obras da Jane Austen...

    Adorei a sugestão! Vou ficar acompanhando para conhecer a edição de capa azul!

    Beijinhos!
    http://dentro-das-paginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathalia! Que bom que gostou. Em breve a gente posta sobre a edição da capa azul, obrigada pela visita! <3

      xx

      Excluir
  10. Oi, tudo bem? Então, adorei sua resenha. Esse livro é maravilhoso, eu queria ter ele só para enfeitar a minha estante, hahaha.

    Estou seguindo seu blog. Caso goste do meu, poderia retribuir?

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  11. Essa edição é linda demais. Li "Orgulho e Preconceito" recentemente, atemporal, com certeza.

    ResponderExcluir